REABILITAÇÃO RUA DA TORRINHA – PORTO
A planta da cidade do Porto, da autoria de George Black, originalmente publicada em 1813, já mostra o arranque da Rua da Torrinha partindo da Rua de Cedofeita em direcção à Rua do Priorado.
Este projeto de reabilitação urbana – habitação e comércio – encontra-se inserido numa área de extrema relevância da cidade do Porto, Cedofeita, mais propriamente na Rua da Torrinha.A zona de Cedofeita, que está em franca ascensão é conhecida pelo seu ambiente artístico e cultural, com galerias de arte contemporâneas e inovadoras, com acesso a transportes públicos, onde poderá encontrar lojas de antiguidades, comércio local e diversos restaurantes.
Torrinha Park é um edifício com história, data de 1813, que ao longo dos tempos foi sofrendo diversas alterações e readaptações de modo a responder às necessidades exigidas pelo efeito que servia, que se referia à indústria, aliás tal como a grande maioria dos edifícios da zona onde este se insere.
Como tal, o empreendimento será composto por dois edifícios e um parque de estacionamento. Um dos edifícios, aquele que está neste momento no local e que será todo reabilitado mantendo as suas características de origem de construção em aço, madeira e vidro, típicas do século XIX, será destinado a um Business Center. O outro edifício, o que será construído totalmente de raiz e que se apresentará à face da Rua da Torrinha, será destinado a Habitação e Comércio. Encontraremos neste último 12 frações de habitação e 2 destinadas a comércio. As frações de habitação possuem quatro tipologias diferentes, que se repetem nos 3 pisos. As frações de comércio situam-se no rés-do-chão.
O empreendimento possui uma vantagem significativa relativamente aos demais da zona dado que possui estacionamento, permitindo assim ter um maior conforto e qualidade de vida, sem prescindir da urbanidade da cosmopolita baixa do Porto.